VISITE NOSSO NOVO SITE

29 de mar. de 2012

FRIO E O RETORNO DO VENTO



É, o findi não foi bom, já a semana foi show. Segunda-feira já rolou um ventinho, mas a terça e a quarta-feira, uma porranca de minuano. Ontem mesmo (quarta-feira), no palmital chegou a ventar 30 nós com pressão de 1020 hPa, ou seja, massa pesada. Quem se aventurou, teve que usar kite pequeno ou passou trabalho, forçou o equipamento e principalmente o corpo.
O frio também veio rachando e em alguns lugares do estado, geada e temperaturas próximas de 0ºC.
Vento para hoje e amanhã, sem previsões.
Sábado e domingo há previsão de esquentar um pouco e soprar NE (nordeste). Se confirmar o que está no meteograma, a real deve ser acima dos 20 nós para a região de Osório.
Conosiderando o período de transição de temperaturas e alternância da direção dos ventos, segue alguns cuidados especiais:
No frio, sempre usar uma boa roupa de neoprene ou goma. Existem roupas especiais para água e vento (velejo).
Um coletinho ajuda na flutuação, nas roubadas mais demoradas e no aquecimento.
Nos casos mais extremos, uma balaclava ajuda muito, considerando que a cabeça é responsável por 18% da irradiação do corpo.
Nos casos de minuano, acabamos velejando de terral em alguns lugares, pois há poucos locais para velejo de W (oeste). “Ah! Mas no verão eu velejo de terral lá não sei onde e se der algum problema, eu saio do outro lado do pico em minutos e tal...”, legal, não fosse o fato do frio e o risco da hipotermia, então, sempre que for velejar de terral, temos que ter cuidados com:

área de escape,
limite seguro,
plano de fuga SEGURO,
sua capacidade técnica e dos parceiros, pois sua segurança depende disso e não é difícil morrer de frio.

Mas falando em frio, tem gente que foge do frio. Acabamos de publicar em www.fugindodofrio.blogspot.com , toda a programação do fugindo do frio 2012. Lembramos aos que pretendem fugir, já estão esgotados 3 períodos, restando algumas vagas somente em 4 períodos. Mais informações, visite o site.

PÁSCOA DAS CRIANCINHAS DA VILA DO CEMITÉRIO DE ITAPUÃ
Como sempre, estamos em campanha para agradar aquela criançada. Por favor, quem quiser ajudar com docinhos, roupas, brinquedos ou material escolar, entre em contato.

Era isso então galera.
Abração e vamos rezar para ventar.

Um comentário:

  1. Anônimo9/4/12 10:02

    Nooossa...cheguei a encher os olhos d lagrima olhando o a previsão pra essa semana...kkkkkk...até q enfim veeenta. Abrasss
    Jun!nho

    ResponderExcluir