VISITE NOSSO NOVO SITE

14 de dez. de 2010

MAS VENTOU NA SEXTA E NO DOMINGO

A tarde da sexta-feira foi formidável. Sol intenso, vento E (leste), 25 nós LISOS, água quente e rasa. Inclusive, a água mais profunda estava a uns 200 m da margem. Realmente a Disneylândia.
Sábado a previsão mostrava vento N (norte) apenas para a região do Litoral e Osório e lá fomos nós, prestigiar o evento de kitesurf e SUP na Rajada, mas o vento não apareceu.
Domingo também um tanto quanto inusitado. Ventou N e NW na Varzinha. Chegamos ao meio dia e direto pra água, pois já desconfiávamos da condição perfeita. Vento 20+ nós na média até umas 14 h, proporcionando uma clássica condição de terral, com água rasa e vento liso. Com a proximidade de alguns CBs (cumulus ninbus), os ventos chegaram a mais de 30 nós. Depois o vento baixou e soprava eventualmente 18/20 nós. No final de tarde chegou a chuva e com ela, um vento melhor, que já não era mais terral. Os plantonistas entraram na água combinados de manter uma distância segura com a praia, que facilitaria a retirada dos kites quando acionassem o sistema de emergência – Exercício de acionamento de emergência. A galera aproveitou alguns minutos, mas quando a onda de choque chegou, chego levantando os menos atentos. Todos acionaram o sistema de segurança já na margem e os instrutores que já estavam esperando, ajudaram a recolher os kites. Um pequeno incidente foi um velejador que estava de kite novo e que na hora de acionar, o kite foi embora. Nada de mais, pois o equipamento foi resgatado intacto, mas beeeeem longe.
O episódio valeu para o pessoal sentir a força da natureza, visualizar o limite da chegada de um CB, acionamento real do sistema de emergência que feito em local adequado (na margem e longe de obstáculos) e, com equipamento confiável, é muito seguro.
Devemos conhecer bem o nosso equipamento e ter certeza que tipo de sistema está equipado. Se é duro ou macio demais, se bem que, se for macio demais, já deve ter acionado por acidente algumas vezes. Se é duro demais, já sabe que terá de acionar com firmeza. Aqueles sistemas que não proporcionam um depower suficiente ou que utilizam um sistema inadequado, pode trazer um desconforto ou a perda do conjunto. As configurações também são importantes, pois alguns fabricantes dispõem de opções do tipo suicide, para Freestyle, mas que não deve ser utilizado no caso do domingo.

Também na linha dos experimentos, nos vem o caso de um kitesurfista no litoral, iniciado por um instrutor, mas que rapidamente o dispensou para se aventurar no esporte de modo “auto-didata”. Este colega que teve o infortúnio de uma fratura exposta da mão ou do braço, causado por uma tentativa de salto próximo da margem, ou seja, no raso. O caso nos serve para prestarmos a atenção no tema. Há menos de um mês, um caso semelhante na mesma situação. Cair na água é bem melhor que cair na areia.

Para a semana temos excelentes condições de vento previstas.
Quarta-feira deve iniciar um ciclo de vento E (leste) de boa intensidade, que deve permanecer até sexta-feira. A notícia não é muito boa para quem não pode velejar na semana, mas quem pode sair do trabalho pelas 16 ou 17h, consegue dar um excelente velejo de final de tarde. Lembrando, a claridade é boa até umas 20h40min. Aproveitamos que a estrada da Varzinha está muito boa.
Uma novidade, é que agora temos um Twitter e vamos TENTAR atualizá-lo com as condições e programações. Quem quiser contribuir, por favor, entre em contato.

NATAL DAS CRIANÇAS DA VILA DO CEMITÉRIO.

Aeh galera!
O natal está chegando. É época de fraternidade e as mais de 70 crianças da Vila do Cemitério de Itapuã estarão esperando os presentes dos amigos da mangaviento (se não for amigo também vale).
E vale tudo. Brinquedo novo, brinquedo usado, doces, roupas de criança (limpas), etc.
Também estamos precisando de um Papai Noel, se alguém tiver a roupa para emprestar, também vale; um cozinheiro para preparar cachorros quente e voluntários para ajudar na festinha.
Esperamos pela colaboração dos amigos e daqueles que lêem este blog.

Abração à todos e boa semana.

Um comentário:

  1. Tbm podemos usar o papai noel... tem uns que o inverno ajudou e a barriga ta de papai noel... sem ter vergonha, pode se candidatar ae!! hehe abraço Gusta

    ResponderExcluir