VISITE NOSSO NOVO SITE

24 de jan. de 2012



É VERÃO

Quebrando o jejum de posts, vamos à uma análise dos ventos na estação. Este verão não é exatamente típico, sobretudo pelas condições de vento que tem apresentado. Temos aí pouco mais de um mês e ventou muito bem. Mesmo na última semana, que penso ter sido a mais fraca, tivemos pelo menos quatro ou cinco dias de vento, claro que aproveitando nesta estatística, locais da Varzinha até Capão e também as lagoas da região litorânea. Por exemplo: segunda-feira, data da foto acima (Pontal do Quadrado das Cuecas. Um braço liso com 1400 m de extensão e ventos excelentes. Já foi velejado com mais de 45 nós neste local e a condição da água e vento bem tranquilo), ventou entre 23 à 28 nós no Palmital e região. Quarta-feira, ventou super bem na Varzinha, entre 22 à 26 nós. Quinta não ventou em nenhum lugar. Sexta-feira, ventou bem na Varzinha ao meio dia e foi diminuindo para o final do dia. No sábado, também ventou, mas algo em torno de 18 nós por um período de no máximo 1,5h. No litoral, alguns lugares ventaram acima de 20 nós. Domingo, na Varzinha não ventou nada, mas no Palmital e litoral, bons momentos de vento. Ontem, no litoral, chegou soprar 20 nós em algumas praias.
Hoje, terça-feira 24 de janeiro, não há previsão de vento, mas com a chegada de uma frente fria, a situação deve complicar um pouco. Há previsões de precipitações fortes, tormentas e granizo para “qualquer” região do estado, assim, vamos nos cuidar. Caso haja vento e você pensar em velejar, observe bem as nuvens com base escura e crescimento vertical, raios ou mesmo chuvas próximas. Não vamos facilitar, até porque, não precisa, pois a previsão é de muito vento a partir da quarta-feira.
Quarta-feira a previsão mostra vento sul acima dos 20 nós, céu encoberto e temperaturas amenas, digo, próxima dos 25°C. Deve ventar bem em todos os spots do leste gaúcho e lagoa dos Patos.
Quinta-feira, o vento deve iniciar a virada, SE (sudeste), com intensidade próxima dos 18 – 20 nós – Varzinha, Bacopari e litoral central. A temperatura deve cair um pouco mais.
Sexta-feira, o vento quase E (leste) com intensidade na casa dos 20 nós novamente, principalmente nos Patos e Bacopari. Começa a esquentar.
Sábado, o clássico E (leste) devendo chegar próximo aos 30 nós no final do dia, principalmente nos Patos e Bacopari. Muito sol.
Domingo já deve ser vento NE (nordeste) e então, todas as regiões com vento.
Isso tudo, se o sistema de hoje não bagunçar tudo.
No mais, penso que falar sobre o bom senso nos locais de banhistas e surfistas seria a melhor pedida. Nosso esporte nos dá uma boa autonomia de deslocamento na água, sendo fácil e rápido alcançarmos locais com menos gente, também durante a montagem, decolagem e pouso.
Aos alunos, pedimos que organizem seus horários, de preferência com pelo menos um dia de antecedência. Lembramos que são dois locais de aula e temos que planejar quantos instrutores em cada local.

Era isso então galera. 
Abraço à todos e excelente verão.

Um comentário:

  1. atualizaram!!!!! já estava com saudades das novitaddes
    abraços
    josé

    ResponderExcluir