VISITE NOSSO NOVO SITE

21 de fev. de 2011

E MAIS VENTO


Na sexta-feira, o velejo foi difícil, tipo, força barra mesmo.
No sábado, nem sei, pois não fomos à Varzinha, mas as notícias foram ruins, pelo menos de lá.
No domingo, que estava marcando outro força barra, uma surpresa. Próximo ao meio dia, fomos à Itapuã, pois tínhamos que receber o pessoal que foi dormir na Ilha do Barba Negra no sábado, aliás, conseguiram velejar no sábado e no domingo de manhã, conferiram pouco mais de 20 nós naqueles flats perfeitos, com direito de downwind até Itapuã. Chegaram pouco depois do meio dia e de cabeça feita, desta forma, não quiseram conferir a Varzinha.
Eu e a Vika que já estávamos quase lá, demos um pulo na Varzinha, chegando lá próximo das 13h30min, com dois kites voando e aproveitando pouco mais de 20 nós de sul. Pena a previsão ter falhado, pois várias pessoas que só podem no domingo perderam a oportunidade, pois o vento soprou a tarde toda, entre 20 à 25 nós, excelente para kites menores. Vento lisinho, mas a água estava bem balançada, pelo menos na frente da praia do Tôco. Mais abaixo, havia bons flats com ondas. Velejamos até o anoitecer, com a estranheza de sair da água às 20h já o pôr do sol.
É! O verão acabou, mas o vento está recém começando.
Para a semana, parece que vai ventar bem novamente. A partir da quarta-feira, praticamente todos os dias de vento E (leste) acima dos 20 nós – na terça-feira também aparece uma chance. Alguns dias deve haver precipitações, quase todos nublados, mas com vento.

Além do vento não anunciado do domingo, lamentamos também por este parágrafo, mas alguns amigos não leram ou não refletirem as insistentes e acidentadas palavras que postamos aqui nas últimas semanas. Isto ajudaria a não termos que tomar a difícil atitude de filtrar, mas, sem uma postura correta e gentil, não será mais possível velejar na mangaviento. Não é meu passatempo predileto ficar chamando a atenção dos que não praticam as boas maneiras, até porque, estamos sempre dando aulas. Se o neguinho é desligado, mal intencionado ou desqualificado tecnicamente ou esquecido, vai ter que honrar outros com sua presença, pois não admitimos o perigo ou a falta de regra. Não temos tempo para ensinar barbado como se comportar na água.
Peço desculpas pelos amigos e alunos da mangaviento, mas a paz deve retornar como sempre foi.
Quem é de casa, tem o direito de reclamar e decidir. Quem é amigo e pensa que as regras são necessárias, será bem vindo. Quem não gosta de regra, pode procurar outro lugar.
Vejo a maioria preocupada em aprender certo, manter a harmonia e a amizade com todos e acho que é assim que deve ser.
Era isso então.
A semana promete, assim, vamos nos organizar.
Abraço à todos e excelente semana.

2 comentários:

  1. Prezados Fumaça, Vika, Gusta e demais amigos da Mangaviente:

    Apresento a todos minhas sinceras desculpas pela atitude ríspida e de certa maneira anticivilizada que tomei, na sexta-feira. Ninguém está lá prá presenciar barracos. De minha parte, não se repetirá.

    Porém, creio que era a única atitude possível e, até justificável, diante da preocupação, não só com a minha, mas também com a segurança e integridade física de quem está próximo.

    De forma que acolho a tua sábia orientação de "Quem é amigo e pensa que as regras são necessárias, será bem vindo" e vou me preparar para dar pelo menos um velejo na semana.

    Que a paz, harmonia e respeito entre todos velejadores e frequentadores volte às águas e margens da Varzinha, se é que algum dia deixou de estar por lá.

    Abraço, Luiz Gallicchio

    ResponderExcluir
  2. Isso ai fumaça, não alivia, segurança 100%. Hoje a minha cultura pela segurança eu devo muito a manga viento. Kitesurf não é esporte para irresponsáveis.

    Abs

    ResponderExcluir