VISITE NOSSO NOVO SITE

2 de mai. de 2011

MINUANO


O inverno está aí. A água vai esfriar, alguns dias serão inteiramente nublados, outros muito frios com sol e o vento, pesado, rajado e forte do quadrante W (oeste) – O MINUANO.
Ontem já tivemos um bom dia de inverno – a água ainda estava bem quentinha e a temperatura muito agradável, mas não teve ninguém sem um longjohn.
Ontem, fizemos duas atividades bastante divertidas e proveitosas. (O “bom” do inverno é que o vento é o dia todo ou, principalmente pela manhã).

Logo cedo, digo, às 10h, uma turma saiu num downwind em direção ao Pontal do Abreu. Treinamento para os downwinds do Ceará, kkk. A distância da Varzinha até o Pontal são apenas 12 km em linha reta, mas como o vento era NW, ou seja, o trajeto devia seguir uma infinidade de zig-zags a favor do vento, eles devem ter andado pelo menos uns 50 km, mas correu tudo bem. Eles foram acompanhados pela lancha, que serviu como apoio para alguma ajuda ou resgate e para as orientações da instrutora e do capitão a bordo.
Lá no Pontal a atividade era velejar no vento forte (variou entre 20 à 25, com algumas rajadas mais fortes) e água lisa, fazer o reconhecimento das várias ilhazinhas e salões, pontas e canais e também, pousar para o fotógrafo Ricardinho (ver algumas fotos). Também aproveitamos o local mais fácil para aulas. Esse pessoal retornou à Varzinha no final da tarde e pelo visto, muito satisfeitos com o brinquedo do dia.
Na Varzinha, outro grupo também velejou na água lisa, mas o vento estava turbulento – turbulência é diferente de rajada. Turbulência é má e rajada é boa -. Pela manhã, até umas 14 horas, o vento variava entre 15 à 25 nós. Depois das 14 horas ficou bem mais fácil. Na real, a situação não é nada difícil de aproveitar, mas para quem está acostumado com o lizinho..., havia momentos ruins. É preciso ouvir quem tem mais experiência, observar o pessoal na água e então, entrar e compreender o que a natureza está dando. Mente aberta, tudo certo.
Também deu para brincar com a velocidade nas rajadas de 25 nós no “asfalto”, saltos mais ousados aproveitando o piso plano, praticar a orça e a sensação de velejar tendo somente água à frete. Tudo correu muito bem e NINGUÉM precisou de resgate. Considerando que, a maioria eram alunos formados na última temporada, show de bola. Ficamos orgulhosos e satisfeitos em ver o trabalho bem feito. O bote serviu apenas como apoio moral e base para fotografias.
Conversando com o pessoal das duas atividades, chegamos a conclusão que, o domingo foi excelente, com muito velejo, bom entrosamento com os equipamentos e muita diversão só.

Mas o final de semana começou na sexta-feira sem vento, mas muita alegria, na distribuição dos presentes das crianças da Vila do Cemitério de Itapuã. Foram mais de 100 crianças e idosos que receberam os presentes dos amigos da mangaviento, que gentilmente ajudaram comunidade local ter um dia mais "doce".
Que bom que temos próximos de nós, pessoas que retribuem ao mundo sua posição sócio-econômica privilegiada, ajudando os que precisam e estão próximos.
Obrigado aos amigos que doaram e também aos que foram lá ter a experiência direta, entregando os presentes àquela comunidade e recebendo aqueles sorrisos tão bonitos em agradecimento.

Hoje ainda tem minuano forte e depois, parece que só lá por quinta-feira, minuano novamente.

Abração à todos e boa semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário