VISITE NOSSO NOVO SITE

27 de set. de 2010

E NÃO PAROU DE VENTAR

O final de semana foi um espetáculo.
Quem leu o blog e acreditou nos conhecimentos de quem tenta entender o micro-clima local, se deu bem. Sábado amanheceu com uma brisa de 10 nós, mas antes mesmo do meio dia já tínhamos 18-20 e em alguns momentos, chegou a uns 23 nós. Sei que tava bem forte pra mim que estava de Switch Blade 10, mas a diversão foi garantida com papagaios de 9, 10 e 12.
A madrugada para o domingo não parou de ventar e o dia amanheceu já com uns 15 nós e às 10h já tinha gente brincando forte. Durante o dia chegou aos 25 nós, mas a média foi pouco acima dos 20.
Tá... não abriu o sol que estava programado – maldita programação falha -, e para quem ficava na beirola molhado, parado e com roupinha fina, chegou a passar um friozinho, mas na atividade estava perfeito.

Para a semana tá mostrando uma falha grande a partir da quarta-feira, ma isto é papo para quarta-feira.
Hoje, amanheceu roncando o ENE (leste-nordeste) e a previsão é bater mais de 30 nós a tarde.
Terça-feira a mesma coisa. O vento e não diminui o dia todo.

Aproveitando a ocasião, gostaríamos de salientar que, os alunos que pretendem fazer aulas, seja o dia que for, tem que ligar para marcar com antecedência. Mesmo a mangaviento tendo 3 instrutores nos finais de semana e 2 na semana, os horários acabam embolando e quem liga no dia, pode ficar sem aula por falta de agenda.

Sobre os meteogramas.

Os quadros de números que os sites de previsão publicam, são cálculos estatísticos baseados nos sistemas observados com os recursos de satélite e das poucas estações meteorológicas que temos. Estes quadros requerem interpretações e correções sazonais e do micro-clima local. Por este motivo é que, quando mostra lá no Windguru vento NE, rajada de 16 nós na primavera, significa que vai dar quase 25+ na Varzinha e, quando o Windguru mostra NE, rajada de 16 nós no outono, vai dar no máximo 16 nós. No litoral é diferente, no cassino também, em Ibiraquera o pessoal de lá nem considera esta o Windguru, assim por diante.
A correção da mangaviento para a Varzinha, com link disponível neste blog, já tem um estudo de mais de 5 anos e hoje podemos afirmar que tem um acerto satisfatório.

Era isso então galera.

Bom descanso para aqueles que usaram os equipamentos no findi e,ótima semana à todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário