Então o relato de como foi o findi será par os que não foram.
Não ventou, o vento que deu estava ruim e a água também.
Sexta-feira, não ventou.
Sexta-feira, não ventou.
No sábado tinha um vento terral de boa intensidade que durou até umas 9h30min, depois virou para uma bufa acima duns 35 nós de SW, branqueando a lagoa. Depois virou novamente e ficou virando, soprando, parando. Tudo louco. Haviam algumas tempestades acontecendo por aí. Depois deu um brinquedo de W lisinho, mas fraquinho. À tarde não teve vento.
.
.
Domingo.
Estávamos desde a madrugada da sexta-feira sem energia, então na tarde do sábado já não tínhamos mais sinal da torre de telefone. Paciência, sem comunicação e sem internet, não sabíamos das previsões. Como o sábado não teve vento, nem atividades, pensávamos que o domingo seria igual. Perto do meio-dia, churrasco assando e a atividade gastronômica definida, então cheou um, outro, mais outros, a luz voltou, o telefone não parou de tocar todo mundo querendo marcar aula, saber se o ventão já tinha entrada, como estava..., o vento SSE logo entrou e uma correria para a água. Rapidamente já tinhamos uns 17-22 nós e correria. Ventou a tarde toda e à noite também. A água estava choppy e relativamente funda, mas o vento muito liso. Como o vento era muito maral, digo, lagoal, o pessoal ficara concentrado na margem, trazendo algum tráfego, mas principalmente os incidentes e os pavões na beira. Nunca tinha visto tanto kite batendo na areia. Lembro de pelo menos umas 4 ou 5 pipas batendo no chão. Na mangaviento isso não é normal e estamos pensando como evitar este tipo de fato.
Também tivemos um acidente com conseqüências físicas. Quando fui alcançar os primeiros socorros ao acidentado, Dr. Reni Vedana disse que estava velejando na beira e enroscou as quilhas nos juncos, caiu e durante um rápido arasto tocou o fundo da lagoa, onde deve ter raspando as costas das mãos num berbigão (marisco da lagoa) e cortou. Não sei quantos pontos deu, mas deve ter passado dos 10. Quando conseguirmos entrar em contato com ele e preenchermos o formulário de acidentes, publicaremos para todos terem conhecimento como foi e também as conclusões para tentarmos evitar este tipo de problema, pois apesar parecer normal, podemos aprender a diminuir a possibilidade disso ocorrer.
Vamos às previsões da semana:
Vamos às previsões da semana:
Segunda-feira: Sol, calor, água quente, várias pessoas já estão no pêlo. Vento E (leste) de 20 nós, após às 16h.
Terça-feira: mais calor, vento NE de até 20 nós.
Quarta-feira entra o N (norte), calorão e começa a fechar o céu.
Quinta-feira Vira NW (noroeste), calorão e um pouco de chuva.
Tudo isso sujeito a mudanças.
O negócio é conferir diariamente, pois os ciclos estão curtos e indefinidos nesta semana. Está comprovado, depois das tempestades do final de semana, tudo pode mudar.
Estamos na Varzinha por tempo indeterminado.
Liguem antes de sair de casa.
Era isso então.
Minha solidariedade para o Dr. Reni. Que se recupere logo e retorne à prática do Kite!
ResponderExcluirQuanto aos acidentes, tomei conhecimento de três: o do Dr. e outros dois de menores conseqüências, com o Dárcio e com um cara de kite azul que tomou um arrastão.
Parece-me que o fator comum entre eles foi o velejo muito na beira, devido à condição do vento ou outras razões.
De qualquer forma, sugiro que a área próxima à margem fique reservada EXCLUSIVAMENTE para as aulas e a entrada dos velejadores, lembrando a regra de navegação que dá prioridade para quem está entrando.
Um grande abraço a todos, Luiz Gallicchio