VISITE NOSSO NOVO SITE

25 de set. de 2009

prognósticos futuros

CHEGOU A PRIMAVERA GALERA.

Esta semana pareceu ter sido a despedida do inverno. Choveu, fez frio, ventou S e SW, na quarta-feira chegou ultrapassar os 30 nós, quando a nossa correção do Windguru mostrava 20. Sobre este erro da correção vamos falar um pouco.
A correção é um multiplicador aplicado à um número do prognóstico que foi concebido a partir de um modelo meteorológico. Este número é uma estatística aplicada encima dos modelos atuais captados pelos satélites, projetando o futuro, ou seja, os meteorologistas aplicam uma estatística nas sinópticas atuais, tentando “adivinhar” o que vai acontecer. Imaginem que encima desta estatística (estatística não é exatidão) nós aplicamos o multiplicador que foi elaborado através das nossas observações nos últimos 4 ou 5 anos, período que frequentamos a Varzinha. Quatro anos num lugar como o nosso, no paralelo 30, sujeito à La Ninha e El Ninho, estações do ano bem definidas, micro-clima muito específico e completamente diferente, não é fácil. Mas todos os anos damos uma ajustada. No último verão, que ventou direto de E, nós tínhamos um multiplicador de 40% e fomos obrigados a passar para 60% e mesmo assim, correspondia abaixo da média. Nossa correção sempre será abaixo da média e se a média alterar, vamos alterar novamente, até porque a partir deste final de semana, tentaremos manter um banco de dados permanente, pois finalmente instalaremos numa base experimental fixa a estação. Se os valores captados por ela estiverem próximos à realidade da beira da praia, então entrará no ar.
Colocar uma estação meteorológica não é instalar o sensor do anemômetro num poste. Existem normas para isso, local tem de estar aberto, longe de alterações aerológicas, na altura ideal e próximo de um lugar onde possamos captar o sinal para a estação. Tudo isso aliada com um lugar com internet. A precisão dos dados é importante, pois dados errados não servem de nada e temos muitos exemplos disso.
Tudo isso pra dizer que daqui pra frente estamos entrando nos ciclos de NE (nordeste). Vejam a previsão para os próximos 7 dias. Da segunda-feira em diante (claro que só segunda), o vento é E (leste) e NE (nordeste) direto, com intensidade passando dos 30 nós em alguns dias – dalhe kites pequenos. A previsão do Windguru não é essa, mas a correção chega lá e novamente entraremos no período de aferição.
Hoje parece que vai rolar um E bom, e quem puder chegar na mangaviento até umas 13h30min, vai poder dar aquela banda pro Pontal do Abreu e Ilhas. Tá tudo confirmado, mas parece que não tem mais lugares, ou resta um. Quem tiver vontade de ir, terá de ligar para a Vika (9734 6224) para chegar se existe este lugar.
Sábado e domingo, os prognósticos estão “marvados”, mas vai que antecipe. Lembra que são estatísticas.
Ah! Quem for à Varzinha, tenha calma. A Prefeitura de Viamão insiste no descaso com a manutenção da estrada, desrespeitando a população e os usuários e a esse respeito, existe um abaixo assinado. Quem quiser assinar, no Alambique Fraga tem uma via, na mangaviento e na Mineração Jundu também tem.
Era isso então galera.
Abração pra todos e bastante reza para o final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário