No próximo final de semana terá início o Varzinha Fun Kite 2009.
Este ano o Varzinha Fun Kite será realizado em três etapas, um campeonato onde o participante que somar mais pontos nas etapas, no estilo campeonato de pontos corridos sem descartes, será proclamado campeão.
Segue a convocação da primeira etapa:
Data e Local:Primeira janela: 19 e 20 de setembro de 2009 na praia da Varzinha/Itapuã Viamão/RS – sede da mangaviento.
Segunda janela: 26 e 27 de setembro de 2009 na praia da Varzinha – sede da mangaviento.
Modalidade: REGATA COURSE RACING – O percurso será de sotavento, barlavento e través, a ser definido antes das baterias, dependendo da intensidade e diração do vento.
COURSE RACING – O ponto de contorno e a proa da prova serão decididos no dia da prova. O número de regatas dependerá da quantidade de inscritos por modalidade, com distância entre 10 à 15 km, com no máximo 15 velejadores (prova de confraternização).
Inscrições:- Valor antecipado: R$ 50,00
- Valor no dia do evento: R$ 60,00
A inscrição dará direito ao velejador de participar do evento, 01 camiseta, resgate e cock tail de confraternização e entrada nos dias do evento.
- Vagas = 25 competidores por modalidade. Programação:
Serão duas janelas de dois dias. Caso no primeiro final de semana não for possível realizar todas as regatas, o evento continua no final de semana da próxima janela.
Primeiro Dia11h30min – Término das Inscrições11h45min – Skipper’s Meeting12h15min – Largada da Primeira Bateria
Premiação:Iniciante: Troféu para os classificados do 1° ao 5° lugar.
Feminino: Troféu e presente para as classificadas do 1º ao 5º lugar.
Open: Troféu para os classificados do 1° ao 5° lugar.
Longa distância:
Medalhas do 1° ao 10° lugar.
Organização:escola mangaviento escola + guarderia.
Informações:
mangaviento – CKVarzinha
escola@mangaviento.com.br
Fone: (51) 9734-6224 - Vika
Regulamento A largada será dada pela buzina e hasteamento da bandeira verde no bote da comissão de regata, em local predestinado em terra ou ainda por abertura de raia através de deslocamento de barco.A chegada será dada com bandeira e ou sinal sonoro na linha entre bóias ou, bóia e barco ou, praia e bóia, por um juiz em terra ou em embarcação.
Bandeiras
Será levantada a bandeira vermelha no sinal de 5 minutos, quando faltar 3 minutos será trocada pela bandeira amarela, faltando 1 minuto será baixada a amarela e quando zerar o cronômetro será dada a largada com um sinal sonoro e levantada a bandeira verde. Em caso de largada escapada ou algum outro motivo de cancelamento da regata, será levantada a bandeira preta para sinalizar que a regata foi cancelada.
O CIRCUITO E SEU FORMATO DE LARGADA, NÚMERO DE VOLTAS NO CIRCUITO, NÚMERO DE BATERIAS E OUTROS DETALHES SERÃO DEVIDAMENTE EXPLICADOS DURANTE OS SKIPPER´S MEETING.
Regras de segurança, direito de passagem e assistência.
Os competidores deverão seguir as regras de preferência em navegação estipuladas pela Associação Brasileira de Kitesurf – ABK para todo o território nacional, como se segue:
1. Segurança e espírito esportivo são os aspectos mais importantes de uma competição. Atletas irresponsáveis, cujas atitudes coloquem em risco outros atletas, o público e a organização serão desclassificados. 2. Os atletas são responsáveis pela manutenção e bom estado de todo seu equipamento, devendo checá-los antes e entre a realização das provas. É obrigatório o uso dos equipamentos necessários à segurança do atleta (sistema de segurança RE-RIDE)3. Durante a competição e períodos de treinos durante o campeonato, o atleta que estiver a sotavento tem a preferência de passagem sobre o que estiver a barlavento. Portanto, o atleta a barlavento não deve saltar quando um atleta a sota-vento estiver próximo. Quando os atletas se cruzarem, o que estiver a barlavento deve permanecer com seu kite no alto enquanto o que estiver a sotavento manterá seu kite mais baixo.4. Quando os atletas estiverem em bordos opostos, porém na mesma altura, o atleta que estiver com o vento de boreste (direita) tem o direito de passagem sobre o atleta que estiver com vento de bombordo (esquerda). O Atleta que estiver com o vento de boreste deve
passar por barlavento, mantendo seu Kite mais alto, enquanto o atleta com vento de bombordo deverá passar por sotavento, mantendo seu Kite mais baixo.5. Antes da montagem de bóias os atletas devem olhar o espaço livre ao seu redor e manter as regras de preferência. Em caso de um competidor enrolar ou colidir seu kite com o de outro competidor durante a montagem da bóia, o competidor que não respeitou as regras de preferência será imediatamente desclassificado da bateria.6. Os atletas não podem alterar seus cursos para obstruírem a passagem de outro competidor em caso deste ser retardatário.7. Os atletas que não estiverem competindo não devem permanecer na área de competição.8. Enquanto estiver competindo o atleta só poderá ter assistência para re-decolar seu kite, de outro atleta não competidor de sua bateria ou de seu assistente, quando o kite caído estiver fora da área de competição.9. Se durante a competição o atleta perde seu kite por falha do equipamento, ele está autorizado a substituí-lo durante a bateria.10. Durante o período de transição o competidor que inicia a bateria tem direito de passagem sobre o competidor que retorna de sua bateria para a praia. Neste caso as regras básicas de direito de passagem não se aplicam.11. Quando próximo da montagem da bóia os atletas que estiverem na frente tem o direito de passagem na bóia sobre os que estiverem atrás. Quanto os competidores estiverem lado a lado terá preferência de passagem o atleta que estiver a sotavento. Neste caso aplica-se a regra de preferência, ou seja, o atleta a barlavento deverá dar passagem ao atleta a sotavento.12. O competidor que durante sua bateria utilizar a ajuda de um barco de salvamento, de imprensa, de jet-ski ou qualquer outro tipo de ajuda será desclassificado de sua bateria.
DesclassificaçãoSerá desclassificado o competidor que cometer saídas escapadas na bateria e que não seguir as regras de preferência supracitadas.
Cancelamento de bateriaEm caso de acidentes, a prova será suspensa e será reiniciada tão logo tenha sido resolvido o problema. Duas buzinas e o hasteamento de bandeira preta avisarão do cancelamento da bateria e das largadas falsas.
CategoriasIniciante, Feminino, Open e Longa Distância.
Obs:
A regata de longa distância será realizada todos velejadores juntos, podendo ter blocos largando em tempos diferentes.
Este ano o Varzinha Fun Kite será realizado em três etapas, um campeonato onde o participante que somar mais pontos nas etapas, no estilo campeonato de pontos corridos sem descartes, será proclamado campeão.
Segue a convocação da primeira etapa:
Data e Local:Primeira janela: 19 e 20 de setembro de 2009 na praia da Varzinha/Itapuã Viamão/RS – sede da mangaviento.
Segunda janela: 26 e 27 de setembro de 2009 na praia da Varzinha – sede da mangaviento.
Modalidade: REGATA COURSE RACING – O percurso será de sotavento, barlavento e través, a ser definido antes das baterias, dependendo da intensidade e diração do vento.
COURSE RACING – O ponto de contorno e a proa da prova serão decididos no dia da prova. O número de regatas dependerá da quantidade de inscritos por modalidade, com distância entre 10 à 15 km, com no máximo 15 velejadores (prova de confraternização).
Inscrições:- Valor antecipado: R$ 50,00
- Valor no dia do evento: R$ 60,00
A inscrição dará direito ao velejador de participar do evento, 01 camiseta, resgate e cock tail de confraternização e entrada nos dias do evento.
- Vagas = 25 competidores por modalidade. Programação:
Serão duas janelas de dois dias. Caso no primeiro final de semana não for possível realizar todas as regatas, o evento continua no final de semana da próxima janela.
Primeiro Dia11h30min – Término das Inscrições11h45min – Skipper’s Meeting12h15min – Largada da Primeira Bateria
Premiação:Iniciante: Troféu para os classificados do 1° ao 5° lugar.
Feminino: Troféu e presente para as classificadas do 1º ao 5º lugar.
Open: Troféu para os classificados do 1° ao 5° lugar.
Longa distância:
Medalhas do 1° ao 10° lugar.
Organização:escola mangaviento escola + guarderia.
Informações:
mangaviento – CKVarzinha
escola@mangaviento.com.br
Fone: (51) 9734-6224 - Vika
Regulamento A largada será dada pela buzina e hasteamento da bandeira verde no bote da comissão de regata, em local predestinado em terra ou ainda por abertura de raia através de deslocamento de barco.A chegada será dada com bandeira e ou sinal sonoro na linha entre bóias ou, bóia e barco ou, praia e bóia, por um juiz em terra ou em embarcação.
Bandeiras
Será levantada a bandeira vermelha no sinal de 5 minutos, quando faltar 3 minutos será trocada pela bandeira amarela, faltando 1 minuto será baixada a amarela e quando zerar o cronômetro será dada a largada com um sinal sonoro e levantada a bandeira verde. Em caso de largada escapada ou algum outro motivo de cancelamento da regata, será levantada a bandeira preta para sinalizar que a regata foi cancelada.
O CIRCUITO E SEU FORMATO DE LARGADA, NÚMERO DE VOLTAS NO CIRCUITO, NÚMERO DE BATERIAS E OUTROS DETALHES SERÃO DEVIDAMENTE EXPLICADOS DURANTE OS SKIPPER´S MEETING.
Regras de segurança, direito de passagem e assistência.
Os competidores deverão seguir as regras de preferência em navegação estipuladas pela Associação Brasileira de Kitesurf – ABK para todo o território nacional, como se segue:
1. Segurança e espírito esportivo são os aspectos mais importantes de uma competição. Atletas irresponsáveis, cujas atitudes coloquem em risco outros atletas, o público e a organização serão desclassificados. 2. Os atletas são responsáveis pela manutenção e bom estado de todo seu equipamento, devendo checá-los antes e entre a realização das provas. É obrigatório o uso dos equipamentos necessários à segurança do atleta (sistema de segurança RE-RIDE)3. Durante a competição e períodos de treinos durante o campeonato, o atleta que estiver a sotavento tem a preferência de passagem sobre o que estiver a barlavento. Portanto, o atleta a barlavento não deve saltar quando um atleta a sota-vento estiver próximo. Quando os atletas se cruzarem, o que estiver a barlavento deve permanecer com seu kite no alto enquanto o que estiver a sotavento manterá seu kite mais baixo.4. Quando os atletas estiverem em bordos opostos, porém na mesma altura, o atleta que estiver com o vento de boreste (direita) tem o direito de passagem sobre o atleta que estiver com vento de bombordo (esquerda). O Atleta que estiver com o vento de boreste deve
passar por barlavento, mantendo seu Kite mais alto, enquanto o atleta com vento de bombordo deverá passar por sotavento, mantendo seu Kite mais baixo.5. Antes da montagem de bóias os atletas devem olhar o espaço livre ao seu redor e manter as regras de preferência. Em caso de um competidor enrolar ou colidir seu kite com o de outro competidor durante a montagem da bóia, o competidor que não respeitou as regras de preferência será imediatamente desclassificado da bateria.6. Os atletas não podem alterar seus cursos para obstruírem a passagem de outro competidor em caso deste ser retardatário.7. Os atletas que não estiverem competindo não devem permanecer na área de competição.8. Enquanto estiver competindo o atleta só poderá ter assistência para re-decolar seu kite, de outro atleta não competidor de sua bateria ou de seu assistente, quando o kite caído estiver fora da área de competição.9. Se durante a competição o atleta perde seu kite por falha do equipamento, ele está autorizado a substituí-lo durante a bateria.10. Durante o período de transição o competidor que inicia a bateria tem direito de passagem sobre o competidor que retorna de sua bateria para a praia. Neste caso as regras básicas de direito de passagem não se aplicam.11. Quando próximo da montagem da bóia os atletas que estiverem na frente tem o direito de passagem na bóia sobre os que estiverem atrás. Quanto os competidores estiverem lado a lado terá preferência de passagem o atleta que estiver a sotavento. Neste caso aplica-se a regra de preferência, ou seja, o atleta a barlavento deverá dar passagem ao atleta a sotavento.12. O competidor que durante sua bateria utilizar a ajuda de um barco de salvamento, de imprensa, de jet-ski ou qualquer outro tipo de ajuda será desclassificado de sua bateria.
DesclassificaçãoSerá desclassificado o competidor que cometer saídas escapadas na bateria e que não seguir as regras de preferência supracitadas.
Cancelamento de bateriaEm caso de acidentes, a prova será suspensa e será reiniciada tão logo tenha sido resolvido o problema. Duas buzinas e o hasteamento de bandeira preta avisarão do cancelamento da bateria e das largadas falsas.
CategoriasIniciante, Feminino, Open e Longa Distância.
Obs:
A regata de longa distância será realizada todos velejadores juntos, podendo ter blocos largando em tempos diferentes.
PREVISÕES CICLÔNICAS:

Domingo com sol e os ventos continuam de W, mais ou menos na mesma condição de pressão. No Windguru fala em ventos até às 15h, mas lembramos que estes ventos são decorrentes de um Ciclone Extra Tropical que está na costa sul brasileira e isso pode variar bastante, inclusive os ventos podem variar para mais no período.
Era isso então galera.
Abração e até o findi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário