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24 de jun. de 2009

VENTOU. VOCÊ NÃO VIU?

Olá amigos.

Para reportá-los das atividades, informamos que um grupo corajoso enfrentou as condições de chuva fria e ventos fortes na tarde da terça-feira. A previsão não era muito clara, pois o vento saltava de tendência a zero para mais de vinte nós de SW e S, com a presença de chuvas esparsas. Foi o que aconteceu. O vento variou um pouco de sentido e intensidade (15 – 25 nós), também estava um pouco turbulento, mas fez a cabeça desse pessoal.
Dizem, que a água não estava tão fria e que o velejo estava muito bom. As vezes não dava para ver quem vinha contra, pois a força das gotas de chuva no rosto não deixava abrir os olhos em determinado sentido. Outros momentos de céu claro e boa visibilidade.
A temperatura começou acima dos 20°C, mas finalizou o dia quase nos 12°C. As meninas foram as últimas a saírem da água e confessaram que por elas velejavam até à noite, para aproveitar os 25 nós no momento, que eventualmente as deixavam over.
Tem um cara aí, que não vou dizer quem é, só falo que ele é gremista. No dia seguinte deste velejo, o indivíduo duvidando da saniedade mental, se perguntava sobre o kite-doença. Mas vale a reflexão:
O cara sai ao meio dia, num dia escuro e chuvoso, pega um trânsito para ir até Itapuã, mais 12 km de barro, apesar da estrada estar muito boa, perde de trabalhar uma tarde para conferir uma condição duvidosa, passa um frio, pois não tem uma roupa ultra super especial para o inverno, e na volta, pega uma puta tranqueira, (saiu da Varzinha as 17:30) e por algum motivo, tem de atravessar toda Porto Alegre. Isso tudo só por um velejo de 18-25 nós. Isso só pode ser doença da cabeça, ou esse tal de kitesurf (quitesurfe) é bão demais da conta!
Lembrei de outra, um aluno mineiro/baiano: Esse trêm é bão demais da conta. E trêm bão sô! Lembra desse Negão? ELCIO BRAGA, Figuraça. A época era mais ou menos essa, hehehehe.

Para o findi e início da semana que vem tem uma excelente condição marcando e torcemos para isso se concretizar.

Vamos às notícias:

Ceará – A pousada na Taíba está reservada e agora é só esperar o momento do embarque, hehehe.

Segue abaixo o último newsflash da IKO.





June 2009

Always practice safety first.

IKO would like to send its condolences to the family of the Italian kiter that lost his life in a terrible accident in on Saturday June 20, 2009 in "Campo di Mare" near Rome. We hope that the other kiters involved will make full recoveries and return to the water once again.We all must use this as a reminder to never fly our kites high when on the beach. These men were all experienced but still were caught in an ascencional wind gust of unbelievable force. Even while speaking on the beach do not fly your kite in zenith. Please land your kite when you get to shore.Let this be a warning from mother nature that we are all vulnerable to her wrath, so always practice safe kiting!
This IKO Newsletter contains the latest information relevant to kiteboarding. If you change emails, please inform us so that you continue receiving IKO news and updates.

Acho que o principal é que mesmo os mais experientes podem se enganar na avaliação da condição ou no uso incorreto do equipamento.

NÃO IMPORTA O TEMPO QUE ALGUÉM PRATICA O KITESURF OU QUALQUER ESPORTE. SE APRENDEU ERRADO, VAI FAZER ERRADO.

EM CONDIÇÕES DE TURBULÊNCIA OU VENTOS EXTREMOS, NUNCA, NUNCA COLOQUE O KITE EM 12 h PARA CAMINHAR NA PRAIA. ESSA NÃO É A MANEIRA CORRETA DE SE DESLOCAR CAMINHANDO COM O KITE VOANDO. Quando saírem da água, se desloque com o kite inclinado para o lado que se quer andar e se a condição estiver over, a mão que não tem comando na barra, coloque no ejector. POUSE O KITE ASSIM QUE PUDER.
NÃO DEIXEM DE USAR O SITEMA EJECTOR. Ele garante finalizar imediatamente qualquer condição de tração ou sustentação indesejada. Como diz o Lingue: "ele é o teu para-quedas reserva".

Pelo que se sabe, as condições no Campo di Mare eram EXTREMAS, com cúmulus nimbus (CB - núvens de tempestade) por todos os lados e muitos despreendimentos térmicos.
Resta apenas lamentar, rezar e trabalhar para que os amigos utilizem o seu equipamento da maneira correta, respeitando sempre as condições climáticas.
Lembrem-se que qualquer incidente ou acidente, pode ser piorado conforme a segunda ação.

Abração à todos.

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