VISITE NOSSO NOVO SITE

22 de abr. de 2009

Como foi o feriado.

Baita Tira Dentes.

Sei que foram poucos os que não foram à mangaviento na terça e agradecemos muito a visita dos amigos. O dia estava ensolarado, só amigos legais na volta, vento bom, leste em torno dos 20-25 nós e muita alegria. Simplesmente PERFEITO.
Desde já manifestamos nossos sentimentos por não conseguir conversar com os amigos antigos, mas ontem não deu por um motivo nobre, os amigos novos necessitam da mesma orientação que os antigos precisaram um dia. Mas na próxima semana faremos uma confraternização na cede porto alegrense deve aproximar a galera. Aceitamos sugestões do dia que menos atrapalha os amigos.
Falando em novos amigos, saudações ao Vinícios e família e, André e família. Sejam bem vindos à nossa família.
Do belo dia de ontem vamos destacar os itens de segurança, porque o resto foi só alegria. Apesar de estarmos sempre alertas com os acontecimentos, tivemos uma situação “clássica” de decolagem.
A decolagem e o pouso são procedimentos que um kitesurfista esporádico faz uma vez a cada período de “sumiço” e devem ter muita atenção. Não importa se ele veleja 10 min ou 4 horas, ele o fará apenas uma vez estes procediemtnos. Imaginem um kitesurfista que em 30 dias, velejou duas vezes e cada vez 4 horas. Ele velejou 8 horas no total, mas decolou e pousou apenas duas vezes, ou seja, nas 8 horas de velejo, se envolveu no procedimento perigoso no máximo, 2 min. Entendam que num ano, o cara pode ter velejado por volta de 100 horas e nem 20 min com estes procedimentos. É por isso que acontecem acidentes como os que chamamos atenção na semana passada, ocorridos em Ibiraquera no penúltimo feriado. As pintas estão aí, saltando e surfando, mas não sabem entrar e sair da água, justamente no momento em que envolve obstáculos perigosos, terceiros e solo duro.
Chamamos a atenção para isto porque ontem tivemos um incidente que foi pequeno, mas poderia ter sido maior. Tudo certo com todos, mas vale a deixa para termos ABSOLUTA CERTEZA NO PROCEDIMENTO. Nós somos uma escola e estamos no mercado para ensinar. Se alguém tiver alguma dúvida, marque uma aula. A grande maioria tem direito a marcar aula na hora que quiser, pois tem curso vitalício.
De hoje em diante, todas as decolagens na escola serão cobradas conforme o padrão. Se nós instrutores decolamos no padrão, por que os demais serão diferentes? Kite é montado e checado com as linhas esticadas a favor do vento. O kitesurfista caminha de forma semi-circular contra vento até o ponto que o pano da pipa pare de panejar, até que se sinta tração no equipamento e a barra consiga causar reações no kite. Isto indica que o kite chegou à janela na zona neutra. Se o auxiliar estiver fazendo força ou o kite está difícil de controlar, está errado. Se o vento estiver forte para o kite que está sendo usado, a mão de baixo da barra, aquela que sinaliza com o positivo para que o auxílio solte o kite, obrigatoriamente fica no sistema de ejeção para facilitar o acionamento.
Outra situação:
Todos os kites estranhos às marcas que vendemos, terão de passar por uma avaliação de um instrutor para entrar na água, por que:
Na tarde de ontem, um camarada que há um tempo atrás chegou à nossa escola com um kite usado comprado numa loja de Porto Alegre e na época foi advertido que seu brinquedo não funcionava direito e era perigoso, retornou à mangaviento com outro kite que negociou no mesmo lugar, em troca daquele desaconselhado por nós. Trocou o lixo por um KITE BOW, da marca dos campeão dos campeões, que o negócio é bom, é seguro, é bonito, ... seu equipamento não apresentava um sistema de segurança eficiente, na verdade é outro lixo com gambiarra, que num dia de vento forte, pode trazer grandes problemas e nós não queremos problemas. Por sorte ele só testou seu sistema e junto com o Capitão Nelson, concluiu que não finciona. Aconselho ao amigo que volte que nós o ajudaremos a solucionar o problema, que é nossa função, tornar o brinquedo seguro.
Nós não temos problemas desta ordem na nossa escola e não precisamos importar problemas. Sabemos que os equipamentos são caros e o resto todo, eu mesmo estou usando um kite usado, mas tem tanta coisa boa por aí, é só buscar a opinião de quem é sério e não retornar onde já foi “enganado” antes para ser enganado de novo. E chega deste assunto chato.
Última situação de segurança:
Quando forem entrar no elevador com o equipamento fora da mochila, com o kite semi inflado, bagunçado e todas as linhas do cabresto desorganizadas, tomem cuidado com a porta do elevador, pois uma linha pode ficar trancada na porta externa e quando a caixa subir, rasgar o brinquedinho caro. Sem comentários meu gurizinho, só leva o restos mortais para a Vika hoje cedo, para garantir o divertimento do próximo findi.
Galera foi extenso eu sei, o Fabrício já me disse que tenho que diminuir o comentário, mas se alguém conseguiu ler até agora, vai ficar feliz com as previsões para o resto da semana:

Hoje, quarta-feira e amanhã, tem vento bom de nordeste. Na real, até à sexta-feira à tarde aparece como boa opção.
Para o findi, vamos rezar para melhorar ainda mais.
Um grande abraço cansado, ensolado, desidratado e feliz à todos e bom resto de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário